"Fato Sociológico" é um Web Log desenvolvido para a discussão sociológica, em seus aspectos epistemológicos, teóricos e metodológicos. Criado em 21 de maio de 2010, o projeto visa a constituição de um espaço de exposição, discussão e interlocução de ideias sobre o pensamento social e as tradições sociológicas, aberto ao público e sem fins comerciais. As mensagens aqui postadas visam a informação e a divulgação de questões pertinentes, sem qualquer intenção de denegrir a imagem de instituições, pessoas ou organizações. Entendemos que as imagens compiladas são de domínio público, e acreditamos no bom senso dos detentores de seus direitos autorais em permitir o uso irrestrito dos materiais, por isso nos dispomos a promover o merecido reconhecimento quando solicitado.


quarta-feira, 9 de maio de 2018

Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais – LAVIECS



O Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais (Laviecs/UFRGS) é um grupo de pesquisa interinstitucional voltado ao desenvolvido do ensino das ciências sociais na educação básica e à pesquisa sobre o contexto e a realidade do ensino da sociologia, que tem por objetivos: (1) analisar amplamente o sentido, a importância e as metodologias da sociologia escolar para qualificá-la; e (2) consolidar uma rede regional e formar uma rede nacional de pesquisa sobre o tema. Entende-se por sociologia escolar o campo específico da sociologia que se dedica à promoção da prática pedagógica e ao desenvolvimento da mediação didática das ciências sociais voltadas para a educação básica, em particular, para o ensino médio, que se diferencia essencialmente da sociologia acadêmica, embora derive dela, por ter um caráter prático e profissionalizante, fundamentado na pesquisa aplicada.

A sociologia escolar apresenta um caráter efetivamente interdisciplinar por articular essencialmente o campo das ciências sociais com o campo da educação, estando seu foco essencialmente voltado para o cumprimento das diretrizes da LDBEN e a criação de materiais instrucionais que atendam as peculiaridades da disciplina de sociologia. Desta forma, toda a pesquisa realizada no âmbito do Laviecs tem como foco contribuir com a qualificação da sociologia ofertada no ensino médio, seja em termos de formação profissional, seja na proposição de metodologias inovadoras de ensino das ciências sociais.
O Laviecs foi criado na UFRGS em meio ao processo de luta pela inclusão da sociologia no ensino médio. No início de 2006, a professora Luiza Helena Pereira reuniu uma equipe engajada na causa da sociologia escolar. O laboratório naquele momento objetivava permitir que alunos e professores tivessem um espaço de interação em um ambiente com suporte polimidiático, com materiais sobre o ensino de ciências sociais. Entre as possibilidades de interação destacava-se o processo de construção compartilhada de portfólios educacionais, textos didáticos e multimídias educacionais. A construção do Laviecs, concebido naquele momento como um objeto de aprendizagem informacional, mostrava-se de grande relevância dada a demanda crescente pela formação e qualificação de professores para a área, que em 2008 se tornou disciplina obrigatória, com base na decisão do Conselho Nacional de Educação.

Atualmente, o Laviecs superou sua concepção inicial, e sua evolução natural o tornou um grupo de pesquisa consolidado e registrado junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Os pesquisadores do Laviecs mantêm parceria com a Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), participando ativamente de Grupos de Trabalho que reúnem pesquisadores dessa área, tanto no congresso da SBS e no Eneseb como nos eventos promovidos pela Associação Brasileira de ensino de Ciências sociais (ABECS).

Acesse a home page do Laviecs clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário